Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
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RS: Governo autoriza início da dragagem do Canal da Feitoria

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Canal Feitoria Foto: RS

Considerado um dos mais importantes trechos da hidrovia que liga os portos de Porto Alegre e de Rio Grande, o Canal da Feitoria, localizado ao sul da Lagoa dos Patos, passará por uma dragagem depois de 12 anos. Em um ato realizado no Palácio Piratini, na tarde desta quinta-feira (28/5), o governador Eduardo Leite e o superintendente dos Portos do Rio Grande do Sul (Portos RS), Fernando Estima, assinaram a ordem de serviço para início da obra orçada em R$ 16,4 milhões.

Com o agravamento da situação da hidrovia devido à estiagem e os constantes encalhes de embarcações – que, além de interromper as navegações, levam sedimentos ao canal e provocam movimentação nos desencalhes –, a dragagem de 11 dos 17 quilômetros do canal é considerada fundamental para manter uma navegabilidade segura do trecho.

“Esse e outros investimentos que já estamos providenciando para a hidrovia são uma importante alavanca para o desenvolvimento do nosso Estado. A gente enfrenta a pandemia, enfrenta a estiagem e segue investindo para que o Rio Grande do Sul seja mais competitivo e, consequentemente, assim que a crise da pandemia passar, possamos ser um Estado mais acolhedor aos investidores privados, gerando mais emprego e renda para a população”, destacou o governador.

O Canal da Feitoria fica na região de Pelotas e faz parte da principal hidrovia gaúcha. Além de conectar os principais portos públicos gaúchos (de Porto Alegre, Rio Grande e Pelotas), faz a ligação de 11 terminais privados e cinco terminais concedidos. Juntos, formam um complexo hídrico que movimenta aproximadamente 58 milhões de toneladas ao ano.

Assinatura da ordem de serviço para início da obra foi realizada no Palácio Piratini. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Contratada após disputa por pregão devido ao caráter de emergencialidade da estiagem, a Jan De Nul do Brasil Dragagem será responsável pela obra. A empresa utilizará a draga argentina Afonso de Albuquerque, que já chegou ao Estado e deve começar a operar na próxima segunda-feira (1/6).

O prazo para conclusão dos trabalhos é de 180 dias – mas a empresa apresentou um cronograma para finalizá-la em 40 dias. A previsão é de retirar 1 milhão de metros cúbicos de sedimentos ao longo da dragagem.

Segundo o superintendente dos Portos RS, o Estado está pagando pouco mais de R$ 14 pelo metro cúbico – bem abaixo dos mais de R$ 20 investidos pelo governo nos últimos dez anos em dragagens.

Estima ressaltou que a obra no Canal da Feitoria vai recuperar o calado operacional de 5,18 metros, o que significa que os navios poderão chegar ao porto da Capital, de acordo com a estrutura da embarcação, com até 15 mil toneladas.

“Isso tudo com todos os cuidados ao meio ambiente, dando melhor e maior segurança à navegação de embarcações que acessam os nossos portos e facilitando o acesso também aos terminais privados do interior. É um ganho expressivo da navegação no Estado”, ressaltou o superintendente.

O governador ressaltou a importância do trabalho conjunto realizado entre a superintendência dos Portos RS e as equipes da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e das secretarias de Logística e Transportes, Governança e Gestão Estratégica, Meio Ambiente e Infraestrutura, junto com a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam-RS) e a Defesa Civil Estadual, para que o investimento se realizasse.