Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

Corrupção na FIFA: 25 processos e um procurador no banco dos réus; Rd Suiça

Detalhes Notícia
Michael Lauber, procurador-geral da Confederação (Keystone / Peter Klaunzer)

 

 

Foi iniciado um processo de afastamento contra o Procurador-Geral da Confederação, Michael Lauber, devido às suas reuniões secretas com o presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA). O Ministério Público está investigando inúmeros casos de corrupção em conexão com a FIFA, aqui resumidos.

A parte suíça das investigações da FIFA começa com uma ação espetacular que foi noticiada em todo o mundo: em 27 de maio de 2015, a polícia invadiu o Hotel Baur au Lac em Zurique e prendeu sete funcionários da FIFA e de suas organizações afiliadas. A Justiça suíça agiu a pedido das autoridades americanas, que suspeitavam que esses indivíduos teriam aceitado subornos e comissões desde os anos 1990.

A Procuradoria Geral da Confederação também abriu seu próprio processo criminal em 10 de março de 2015 por “gestão desleal” e lavagem de dinheiro. Suspeita-se de irregularidades na escolha de sedes da Copa do Mundo 2018 à Rússia e da Copa do Mundo 2022 ao Qatar. O Ministério Público da Confederação (MPC) aproveitou a batida policial no Hotel Baur au Lac para apreender documentos.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional