Porto Alegre, sexta, 18 de outubro de 2024
img

OMS deve anunciar em 14 dias conclusões sobre eficácia da hidroxicloroquina para tratar Covid-19; ONU News

Detalhes Notícia
Funcionário de saúde no Hospital de Juarez, na Cidade do MéxicoONU Mexico/Gabriela Ramírez

 

 

Agência da ONU suspendeu testes temporários com o medicamento por receios de segurança; nesta sexta-feira, OMS anunciou lançamento de plataforma digital para compartilhar dados, informações e propriedade intelectual sobre ferramentas de combate à doença.

O Ensaio da Solidariedade, que junta parceiros internacionais para testar tratamentos contra a Covid-19, suspendeu de forma temporária as análises sobre a eficácia da hidroxicloroquina.

Em nota, a Organização Mundial da Saúde, OS, informou que a decisão foi tomada pelo Grupo Executivo que lidera a iniciativa e motivada por pesquisas publicadas na revista cientifica The Lancet além de outros fatores.

Análise
Segundo a agência, os dados de segurança estão sendo revisados. Uma decisão final sobre danos e benefícios do medicamento será tomada pelo Conselho de Monitoramento de Segurança de Dados.

As conclusões da revisão, que incluirão informações do Ensaio da Solidariedade, outras pesquisas em andamento e algumas já concluídas são esperadas em meados de junho.

Partilha
Esta sexta-feira, a OMS lançou uma plataforma para compartilhamento aberto de conhecimentos, dados e propriedade intelectual sobre ferramentas de combate à Covid-19. A iniciativa tem o nome C-TAP.

Falando a jornalistas, em Genebra, o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse que “a ciência está se movendo com uma velocidade incrível.” Segundo ele, “quase todos os dias há mais notícias sobre pesquisas em vacinas, diagnósticos e terapias.”

Leia mais em ONU News