Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Republicano Colin Powell diz que Trump "é um perigo" e declara voto no democrata Joe Biden em novembro; RFI

Detalhes Notícia
O ex-secretário de Estado republicano Colin Powell. GETTY IMAGES NORTH AMERICA/AFP

 

 

O general da reserva Colin Powell, que serviu como principal oficial militar e diplomata dos Estados Unidos em presidências republicanas, disse neste domingo (7) que votará no democrata Joe Biden na eleição presidencial de novembro. Powell afirmou que Donald Trump não respeita a Constituição americana. “Temos uma Constituição. Temos que segui-la. E o presidente se afastou dela”, disse Powell ao canal de notícias da CNN.

Em sua argumentação, Powell classificou Trump como “um perigo para a democracia”, cujas “mentiras e insultos afetaram a imagem da América no mundo”. O ex-presidente do Estado-Maior dos EUA é mais um na lista de oficiais aposentados de alta patente a criticar publicamente o tratamento de Trump aos massivos protestos antirracismo que agitam os Estados Unidos desde o assassinato do agente de segurança George Floyd, asfixiado por um policial branco no fim de maio, em Minneapolis.

Na semana passada, vários oficiais da reserva, geralmente relutantes em fazer declarações públicas, se manifestaram contra a ameaça de Trump de enviar militares para reprimir os protestos. O chefe do Pentágono também criticou a fala de Trump.

Leia mais em RFI