Porto Alegre, quarta, 20 de novembro de 2024
img

Hospital Moinhos promove seminário sobre o impacto da pandemia nos diagnósticos e tratamentos contra o câncer

Detalhes Notícia
O chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann participará do debate  que abordará a queda na procura pelos serviços de oncologia, que pode multiplicar casos da principal causa de mortes Rio Grande do Sul. Foto: HMV

 

A queda nos diagnósticos de câncer registrada nos últimos meses no Brasil coloca em alerta o setor da saúde. Estimativa das sociedades brasileiras de Patologia e de Cirurgia Oncológica aponta que 70 mil novos casos continuam desconhecidos pelos pacientes. No Hospital Moinhos de Vento, a média diária de pacientes em algumas terapias do Centro de Oncologia caiu pela metade entre março e maio deste ano. Alguns exames de diagnóstico e rastreio tiveram redução superior a 80% na comparação com o mesmo período de 2019.

“O câncer mata um em cada cinco gaúchos. Mas, infelizmente, as pessoas estão assumindo um risco maior pelo medo de procurar os serviços hospitalares por causa da COVID-19. Precisamos mudar isso ou teremos uma epidemia de câncer ali na frente, com risco de sobrecarga da rede de atendimento nos próximos anos”, destaca o chefe do Serviço de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento, Sérgio Roithmann. O especialista relembra que quanto mais tarde um tumor é descoberto, mais difícil tratar e menores as chances de cura. Para proteger os pacientes, a instituição adotou diversos protocolos. “É mais seguro fazer o exame neste ambiente, com fluxos individualizados e medidas de segurança, do que deixar para depois”, completa.

O oncologista é um dos debatedores da próxima edição da Live Moinhos Talks, promovida pelo Hospital Moinhos de Vento e que terá como tema “O impacto da pandemia nos pacientes oncológicos: presente e futuro”. O seminário virtual contará com a presença do presidente do Grupo Oncologia da Rede D’Or, Paulo Hoff, e do diretor médico da OC Precision, rede de laboratórios com foco em diagnósticos oncológicos de alta precisão, Bernardo Garicochea. A mediação será do superintendente médico do Hospital Moinhos de Vento, Luiz Antonio Nasi.

O evento online acontece na quinta-feira (18) e começa às 19 horas. As inscrições podem ser feitas no site da instituição.