Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Camden, a violenta cidade dos EUA que reformou sua polícia e reduziu a criminalidade; BBC Brasil

Detalhes Notícia
A polícia de Camden adotou novos métodos e uma filosofia diferente de trabalho há sete anos. GETTY IMAGES

 

 

Novembro de 2015. Um homem negro de 48 anos entra em um restaurante em Camden City, no Estado de Nova Jersey, com uma faca na mão.

Claramente sob efeito de drogas, ele age de forma muito agressiva, ameaçando os clientes. Ele aponta a faca para dois policiais antes de tentar fugir. Como está cercado por mais policiais, continua a ameaçá-los enquanto anda.

Os policiais têm a opção de usar suas armas contra ele, porque uma regra policial de décadas atrás diz que qualquer pessoa com uma faca a até seis metros de distância representa uma ameaça para suas vidas. Eles podem atirar para matá-lo.

Mas, em Camden, uma cidade americana com altas taxas de pobreza e violência, a polícia implementa uma nova abordagem para o uso da força desde 2015.

Protestos contra a morte de George Floyd, um homem negro, sob custódia policial em 25 de maio em Minneapolis chamaram a atenção dos Estados Unidos para a pequena Camden.

De manifestantes a congressistas, crescem os pedidos de reforma das forças policiais, e alguns até exigem o fim dos departamentos.

Em Camden, eles fizeram algo parecido: uma reconstrução que começou com a demissão de todos os policiais em 2013 e seguiu com uma nova filosofia de como garantir a segurança pública.

Leia mais em BBC Brasil