O prefeito Nelson Marchezan Júnior se reuniu, por videoconferência no início da tarde deste domingo, 14, com representantes de entidades empresariais. Na pauta do encontro, que durou 1h20, a publicação de novo decreto que revisa medidas de flexibilização das atividades econômicas e a evolução da pandemia na Capital. O chefe do Executivo reiterou que os critérios que vêm sendo adotados são baseados na velocidade do crescimento da ocupação de leitos de UTI na cidade.
“A velocidade com que cresce a ocupação de leitos de UTIs determinou a necessidade de novas restrições. Essas novas medidas visam conter esta evolução”, diz Marchezan, acrescentando que a preocupação do governo é continuar com a estrutura de saúde disponível para quem precisar de atendimento.
“Iniciamos as medidas de distanciamento social em 16 de março, e este tempo foi muito importante para organizar e estruturar a gestão hospitalar de forma integrada. Liberamos alguns setores, mas dissemos que, se houvesse a necessidade, poderíamos voltar a restringir” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.
Comitê – Antes da reunião com as entidades, o prefeito esteve com secretários e técnicos do governo que integram o Comitê Técnico de Enfrentamento ao Coronavírus. Por mais de uma hora, o grupo analisou os dados do monitoramento da situação epidemiológica e sanitária no Município e definiu as medidas de flexibilização do distanciamento social e das atividades econômicas, cujo decreto que disciplinará as ações deve ser publicado nas próximas horas no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa).