Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Após ver bares cheios, governador de NY cobra regras de distanciamento

Detalhes Notícia
Estado recebeu 25 mil queixas de violações no fim de semana. © REUTERS / Eduardo Munoz/Direitos reservados

 

 

Cenas de aglomerações diante de bares levaram o governador de Nova York, Andrew Cuomo, a cobrar de autoridades locais e donos de estabelecimentos que respeitem rigorosamente as diretrizes de reabertura durante a pandemia do novo coronavírus.

“Aos governos locais digo: ‘façam seu trabalho'”, afirmou Cuomo em entrevista coletiva. No último fim de semana, ele criticou as multidões diante dos bares nas ruas de Nova York e exigiu que as pessoas cumpram as regras de distanciamento social de dois metros.

Cuomo e o governador da vizinha Nova Jersey, Phil Murphy, cujos estados estão entre os mais afetados pela Covid-19 nos EUA, disseram que estão deixando em aberto a opção de readotar restrições se as autoridades locais não impedirem grandes aglomerações públicas que criam o risco de disseminar infecções.

“Rezo a Deus para que não precisemos”, disse Murphy durante visita ao calçadão de Atlantic City quando indagado sobre a possibilidade de voltar a fechar o comércio.

Juntos, Nova York e Nova Jersey respondem por mais de um terço das quase 116 mil mortes provocadas pela covid-19 nos Estados Unidos. Os dois estados seguem as diretrizes de saúde para reabrir os negócios enquanto as medidas de infecção recuam — casos novos, mortes, hospitalizações e taxas positivas entre as pessoas sendo examinadas.

No domingo (14), Cuomo disse que seu estado recebeu 25 mil queixas de violações de distanciamento social e outras exigências emergenciais, a maior parte em Manhattan e nos Hamptons, área que concentra comunidades litorâneas ricas situada no extremo leste de Long Island.