Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Especialistas exigem uma cadeia alimentar suíça mais saudável e ecológica; Rádio Suíça

Detalhes Notícia
Menos embalagens, menos carne, cadeias de produção mais sustentáveis: um estudo de seis anos sobre como alimentar a Suíça durante as próximas décadas apresentou seus resultados. A Suíça pode estar chegando ao fim de uma era na sua alimentação. Keystone / A3542/_karl-josef Hildenbrand

 

 

O programa nacional de pesquisa “Alimentos saudáveis e produção de alimentos sustentável” envolveu 26 projetos entre 2013 e 2019. Suas conclusões, apresentadas em Berna na quinta-feira, definem um esboço de como os hábitos alimentares devem mudar entre agora e 2050.

Os pesquisadores reuniram suas recomendações em torno de quatro temas principais.

Em primeiro lugar, o desperdício precisa ser reduzido. Isso implicaria em deixar as embalagens projetadas em torno de objetivos estéticos e não sustentáveis, bem como desenvolver novas formas de “embalagens inteligentes” que poderiam dar uma indicação do estado dos alimentos.

Mas como metade dos alimentos da Suíça vem de fora de suas fronteiras, onde os padrões de embalagem são diferentes, os pesquisadores dizem que a melhor maneira ainda é evitar o desperdício.

Leia mais em Rádio Suiça