Porto Alegre, quinta, 02 de maio de 2024
img

Prefeitura de Rio Grande decretará bandeira preta por conta própria; Sul 21

Detalhes Notícia
Alexandre Lindenmeyer, prefeito de Rio Grande, em imagem de arquivo | Foto: Guilherme Santos/Sul21

 

 

O prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer (PT), vai assinar, neste domingo (5), um novo decreto municipal definindo a adoção dos protocolos da bandeira preta do modelo de distanciamento controlado para o município a partir de segunda-feira (6). O anúncio da decisão foi feito neste sábado (4), em transmissão pelas redes sociais.

Até o momento, o governo do Estado não atribuiu a bandeira preta a nenhum município desde o lançamento do modelo, realizado em maio. Na prévia da atualização para a próximo semana, a região de Rio Grande ficou com bandeira vermelha. Rio Grande segue um modelo próprio de distanciamento, o Modelo Papareia de Distanciamento Social Controlado, criado pela Universidade Federal de Rio Grande (FURG) em parceria com a Prefeitura, a partir do modelo estadual.

Durante a transmissão, o vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, destacou que o Comitê Municipal observou a bandeira vermelha anunciada pelo governo estadual para a Região Sul e aplicou os critérios de distanciamento propostos no Modelo Papareia. “A cor vermelha para Rio Grande ficou num quantitativo mais grave do que o definido para a região pelo governo estadual. Percebemos um agravamento de todos os indicadores locais, associados à capacidade de atendimento aos casos da covid-19, bem como à propagação do vírus. Dentro dos critérios qualitativos, avaliando o cenário de crescimento muito rápido de todos os indicadores da doença, o Comitê definiu pela adoção da bandeira preta.”

Leia mais em Sul 21