Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Manual do Jovem Empreendedor Rural será lançado nesta terça-feira em encontro virtual

Detalhes Notícia
Ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino e o Consultor da UNESCO e de autor do Manual do Jovem Empreendedor Rural, Antonio Zanette participam da Live. Foto: Arquivo pessoal

 

O Manual do Jovem Empreendedor Rural, será lançado nesta terça-feira, de forma virtual em uma Live, às 17h00, no canal do Facebook: Direitos Humanos Brasil.  A obra surgiu a partir de um edital promovido pela UNESCO em parceria com o Governo Federal para realização de uma consultoria que faz parte do programa Empreenda Rural, através da Secretaria Nacional de Juventude, órgão integrante do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Segundo Antonio Zanette, consultor da UNESCO e autor do Manual do Jovem Empreendedor Rural,”O objetivo é fornecer um passo a passo para a abertura e consolidação dos negócios no campo, desde a aquisição da terra até o desenvolvimento de um modelo de negócios rentável e sustentável. ” A obra é dividida em duas partes. Na primeira, apresenta com destaque às informações básicas acerca da formalização das atividades desde a ótica da produção familiar. Em segundo plano, dispõe acerca dos diferentes aspectos do empreendedorismo no meio rural, tais como os processos de produção sustentável, o uso de novas tecnologias aplicadas ao campo e as diferentes formas de comercializar produtos e de se estabelecer no mercado.

O texto de apresentação, foi escrito pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, Paulo de Tarso Sanseverino, que destacou a Segurança Jurídica no Agronegócio, “A iniciativa de elaboração do presente “Manual do Jovem Empreendedor Rural” é extremamente louvável por ser um importante guia para orientação dos jovens empresários, buscando garantir segurança jurídica no desenvolvimento das atividades rurais.”

De acordo com a secretária Nacional da Juventude, Jayana Nicaretta da Silva, o objetivo é preparar os jovens com foco na produtividade, formação de renda, emprego e no empreendedorismo da juventude. “A nossa expectativa é não impor limites. Dentro desse espaço grandes coisas podem surgir, acreditamos que o trabalho é, sim, o melhor programa social a se oferecer”, disse. “Que os jovens saibam iniciar o próprio negócio, não como plano B, mas como opção número 1 de quem quer vencer na vida”

Participam do encontro virtual,  Antonio Zanette, consultor da UNESCO e autor do Manual do Jovem Empreendedor Rural, a Ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves, o Ministro do STJ, Paulo de Tarso Sanseverino e a Secretária Nacional de Juventude, Jayana Nicaretta da Silva.