Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

Para evitar fuga de passageiro, transporte público pós-pandemia terá de rever modelo e lotação; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Empresas de ônibus estimam déficit de R$ 9 bilhões e quebradeira pelo país. Ônibus articulado no terminal Parque Dom Pedro II, no centro de São Paulo Karime Xavier / Folhapress

 

 

Há quase quatro meses, o cantor carioca Wander Sant’anna, 28, não faz shows. Desde que estourou a pandemia do novo coronavírus no Brasil, as rodas de pagode estão suspensas para evitar aglomerações.

Isso não o livra de entrar em contato diariamente com uma pequena multidão no ônibus lotado que pega entre Madureira e Jacarepaguá, na capital fluminense, onde trabalha com transporte de carga. “Os pagodes não podem voltar porque vai aglomerar. Mas pode aglomerar no ônibus, na van? É trocar seis por meia dúzia.”

A experiência do músico contraria a principal recomendação de médicos para evitar a disseminação do novo coronavírus: manter a distância de outras pessoas. Desde que começou a pandemia, o número de passageiros caiu, mas prefeituras reduziram também a frota, e os ônibus continuaram lotados em horário de pico.

As cidades justificam a redução da oferta com a tentativa de mitigar o impacto financeiro da queda de passageiros. A associação de empresas do setor diz que a demanda chegou a cair 80% nas primeiras semanas, com escolas e serviços fechados, e hoje paira em 40% do que era no mundo pré-pandemia.

Leia mais na Folha de São Paulo