Porto Alegre, quinta, 19 de setembro de 2024
img

Governo alemão aprova primeiro plano nacional para igualdade de gênero; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Estratégia estabelece metas para todos os departamentos do governo federal que visam reduzir a desigualdade entre homens e mulheres. Plano inclui redução da disparidade salarial e mais mulheres em cargos de gerência. Angela Merkel e a ministra da Família e das Mulheres, Franziska Giffey. O plano foi anunciado pela ministra alemã da Família e das Mulheres, Franziska Giffey (dir.) @picture-alliance/AP photo/ M. Sohn

 

 

O governo federal alemão apresentou nesta quarta-feira (08/07) um plano nacional para promover a igualdade de gênero no país. É o primeiro programa estratégico a ser implementado em nível federal na Alemanha com o objetivo de pôr fim a anos de lento progresso na equiparação de direitos e tratamento entre homens e mulheres.

O plano de nove partes, batizado de “Forte para o futuro” e que estabelece metas para todos os departamentos do governo, foi apresentado pela ministra alemã da Família e das Mulheres, Franziska Giffey, em coletiva de imprensa em Berlim.

“Trata-se de um compromisso conjunto do governo alemão com a igualdade. E todos os departamentos têm se envolvido ativamente. Somente assim podemos garantir que a questão da igualdade não seja mais vista apenas como uma questão para o Ministério das Mulheres, mas uma questão para todos os ministérios”, disse Giffey, descrevendo o plano como um “marco”.

Segundo a ministra, levou “décadas” até que o gabinete inteiro se comprometesse com a igualdade de gênero e o tema deixasse de ser uma preocupação somente de sua pasta. Em entrevista mais cedo ao jornal Rheinische Post, ela lembrou que o Artigo 3 da Constituição alemã determina que “o Estado deve promover a igualdade efetiva entre homens e mulheres”.

Leia mais na Deutsche Welle