Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Antiambientalismo de Bolsonaro já prejudica empresas brasileiras; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Grandes exportadores afirmam que questão ambiental vai crescer mais e pode dificultar vendas. Chico Batata/Greenpeace

 

 

Um grupo de 36 empresas de grande porte de diferentes setores se articulou para manifestar sua preocupação com a deterioração da imagem do Brasil no exterior em relação à questão ambiental, numa ação de concertação rara do setor privado.

Algumas ações de boicote já ocorreram, há relatos de queda nos investimentos recebidos neste ano e vários casos sobre questionamentos em relação à postura ambiental do país —informações levadas por empresários ao vice-presidente Hamilton Mourão numa reunião nesta sexta (10) .

Cobranças ambientais não são uma novidade para empresários brasileiros. Há décadas, o lobby de fazendeiros europeus se agarra ao tema para restringir a entrada de produtos agropecuários brasileiros no continente, não raro com argumentos que não procedem. O avanço do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia acirra os ânimos neste momento, mas dentro de um jogo conhecido. Não é de hoje também que os clientes estão exigentes e cobram um comportamento mais sustentável das empresas e grandes investidores.

Leia mais na Folha de São Paulo