Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Prefeitura amplia testagem para Covid-19 a familiares de casos positivos

Detalhes Notícia
Marchezan anunciou nova fase de testes para detectar o coronavírus a partir dessa quarta. Captura de Tela / PMPA

 

 

Desde quarta-feira, 15, familiares assintomáticos de casos confirmados de Covid-19 também podem ser testados para diagnóstico da infecção pelo novo coronavírus. O anúncio foi feito em live pelas redes sociais da prefeitura, pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo secretário municipal de Saúde, Pablo Sturmer, e o adjunto, Natan Katz. Esta é a sétima fase de ampliação da testagem na Capital. Uma nova etapa, que testará pessoas que tiveram contato com casos confirmados no ambiente de trabalho, deve ser iniciada ainda em julho.

“Vamos avançar no rastreamento de contatos familiares, mesmo que não tenham sintomas. Já havíamos ampliado a testagem para profissionais da linha de frente, idosos em casas geriátricas e toda a população com sintomas gripais. São medidas pra mitigar a cadeia de transmissão” – Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Os testes deverão ser feitos 20 dias após a confirmação do primeiro caso no núcleo familiar. Para ter acesso, a população deve procurar os postos de saúde de sua referência. É preciso apresentar CPF e/ou cartão SUS do familiar que teve a confirmação da doença e informar a data de início de sintomas do familiar que testou positivo.

A prefeitura aumentou sua capacidade técnica para realizar até 1620 testes por dia de RT-PCR, um aumento de 150% nas duas últimas semanas. Além disso, já estão disponíveis mais de 50.000 testes sorológicos. No início da pandemia, os testes estavam reservados somente a pessoas hospitalizadas e profissionais de saúde. Depois, passaram a ser aplicados em grupos acima de 60 anos, profissionais das forças de segurança e residentes em residenciais geriátricos. A ampliação para todas as pessoas com sintomas teve início em 6 de maio.

Ao apresentar o cronograma de ampliação do programa de testagem, Katz destacou que a prefeitura aumentou em três vezes a testagem da população com teste RT-PCR. De acordo com dados apresentados na transmissão digital, entre 8 e 15 de junho, 604 pessoas foram testadas; o número saltou para 1.839 entre os dias 29 de junho e 5 de julho.

“A intenção é interromper a cadeia de transmissão do vírus na cidade”, destaca . Katz enfatizou que é essencial que as pessoas que residam com casos confirmados permaneçam em casa por 14 dias a partir do início do sintoma do familiar. “Se iniciar sintomas, o familiar deve procurar uma unidade de saúde ou tenda para encaminhar a coleta do exame RT-PCR; em caso de ser assintomática, a pessoa deve procurar atendimento após 14 dias de isolamento”.