Porto Alegre, sábado, 07 de setembro de 2024
img

Supremo envia à PGR notícia-crime contra Damares por ‘vamos pedir a prisão de governadores e prefeitos’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Medida é praxe e caberá à Procuradoria optar se prossegue ou arquiva o pedido de inquérito contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves durante lançamento do programa ‘Brasil Acolhedor’. Foto: Dida Sampaio / Estadão

 

 

O Supremo Tribunal Federal enviou à Procuradoria-Geral da República (PGR) notícia-crime protocolada contra a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves pela declaração sobre pedir ‘a prisão de governadores e prefeitos’, dita durante a polêmica reunião ministerial do dia 22 de abril, que precedeu à renúncia do ex-ministro Sérgio Moro. A medida é praxe, e caberá à Procuradoria optar se prossegue ou arquiva o pedido.

Durante o encontro, a ministra afirmou que ‘o Brasil vive hoje a maior violação de direitos humanos da história do País nos últimos trinta anos (sic)‘. “A pandemia vai passar, mas governadores e prefeitos responderão [a] processos e nós vamos pedir inclusive a prisão de governadores e prefeitos”, afirmou.

Após a divulgação da reunião, Damares informou pela assessoria do ministério que defendia a prisão para administradores públicos que tivessem violado direitos de pessoas que furaram as regras de isolamento social. Em abril, uma apoiadora do presidente Jair Bolsonaro que foi detida em Araraquara (SP) após se recusar a deixar uma praça e desobedecer recomendações da Guarda Municipal. A mulher também agrediu uma agente.

Leia mais em O Estado de São Paulo