Porto Alegre, domingo, 08 de setembro de 2024
img

AHVN pede para que população da Capital fique em casa

Detalhes Notícia

 

 

Entre 25 de março e 20 de julho, foram diagnosticados 177 casos de Covid-19 na Associação Hospitalar Vila Nova, de Porto Alegre, sendo 22 óbitos. A instituição conta, até o momento, com 66 leitos clínicos de internação de média complexidade para tratamento contra o coronavírus, dos quais 63 estão ocupados com pacientes suspeitos ou confirmados com a doença.

“Embora tenhamos aberto mais estas duas unidades e em tempo recorde, o cenário é bastante crítico com a possibilidade de esgotamento no atendimento a pacientes e de desgaste dos nossos profissionais de saúde, diante da demanda excessiva nas últimas semanas”, avisa o presidente da AHVN, Dirceu Dal’Molin. Em caso de pacientes graves que precisam de UTI, a referência são os hospitais Conceição e Clínicas.

Segundo Dal’Molin, este momento é crucial para que a população de Porto Alegre e região Metropolitana entenda a importância do isolamento social para salvar vidas, não colapsar o sistema de saúde e coibir a adoção de medidas de circulação ainda mais restritivas. “Estamos fazendo este apelo aos cidadãos para que fiquem em casa e evitem o lockdown”, frisa Dal’Molin.

A instituição conta também com tendas para atendimento de casos suspeitos da Covid-19. Desde o dia 30 de março, foram realizados 3.389 atendimentos no espaço, que funciona no sistema fast-track, evitando a circulação de pessoas dentro do hospital e protegendo quem não tem suspeita da doença. “Ampliamos o horário de atendimento do local para desde às 7h até as 22h justamente em função do aumento da demanda”, explica o presidente da AHVN. O espaço possui médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, profissionais da área administrativa e de higienização e funciona ao lado do setor de Emergência.

Nos últimos três anos, foram 341 leitos a mais no Hospital Vila Nova. Ao todo, a instituição conta com 506 leitos e atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda é o único hospital a transportar pacientes de pronto atendimentos com veículos próprios.

Uma das referências no cuidado a pacientes suspeitos de coronavírus, a Associação Hospitalar Vila Nova também administra oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Capital, além de gerir os hospitais da Restinga e Extremo-Sul, Hospital de Charqueadas e Hospital Bom Jesus, de Taquara.