Aparecer uma vez no jornal ou lançar uma única música de sucesso não garantem uma imagem positiva diante da opinião pública. Em tempos de grande exposição em redes sociais, a construção de uma reputação sólida tem sido um desafio para empresas, governos e pessoas – principalmente as com atuação pública. Esse foi o principal assunto da primeira edição online do projeto Conexão Mulher. Realizado pelo MDB Mulher RS, o workshop virtual deu início nesta quarta-feira (22) a uma série de encontros de formação para pré-candidatas no Rio Grande do Sul.
Para quase cem pré-candidatas de todo o estado, o primeiro dos sete eventos teve a palestra de Soraia Hanna, sócia-diretora da Critério – Resultado em Opinião Pública. A jornalista, com trajetória e experiência em campanhas eleitorais, discutiu como se forma a reputação, trazendo exemplos práticos e dimensões desse conceito. “A reputação é a síntese de uma caminhada de vida, com dimensões no comportamento, no relacionamento, na narrativa e no legado”, destacou Soraia.
A especialista explicou que a reputação não é totalmente gerenciável. “É preciso um trabalho organizado, com disciplina, método e estratégia, sustentada nos valores e na essência de cada candidatura”, ponderou.
Soraia também elogiou a iniciativa da presidente do MDB Mulher RS. “Investir em conhecimento é um diferencial competitivo e que traz mais segurança para as candidatas no pleito”, considerou.
Na avaliação da presidente do MDB Mulher RS, Patrícia Bazotti Alba, os workshops serão fundamentais para a qualificação das pré-candidatas nesse contexto de pandemia e crise. “Nós temos competência e capacidade de fazer política. E precisamos de uma formação séria e de qualidade para que nossas mulheres estejam firmes, preparadas e fortes para vencer a eleição”, afirmou.
Patrícia acrescentou ainda que o Conexão Mulher contribuirá para que as futuras vereadoras, prefeitas e vices estejam prontas “para discutir, dialogar e defender os interesses da sociedade”.
No final da atividade, Patricia anunciou o lançamento de um estudo de percepção que será encaminhado para as emedebistas, com perguntas sobre o perfil das participantes e suas expectativas para a eleição.
“Esse estudo nos dará insumos para entender melhor nosso núcleo feminino e sermos mais assertivas em nossas ações para auxiliar as pré-candidatas nessa jornada”, explica Patrícia Bazotti Alba.