Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Online: Zé Adão Barbosa promove nova edição do curso Comunicação, Expressão e Criatividade

Detalhes Notícia
Zé Adão Barbosa ensina políticos, empresários, professores e profissionais de venda a exercitar o potencial expressivo e comunicativo. Foto: Arquivo pessoal

 

 

O ator e diretor, Zé Adão Barbosa promove uma nova edição de: Comunicação, Expressão e Criatividade; agora totalmente online.  A intenção do Curso é ensinar profissionais das mais diferentes áreas a exercitar seu potencial expressivo e criativo através de um estudo da retórica – arte de falar bem – , persuasão – convencer sem impor -,  técnicas corporais – gestos-, vocais – timbre, dicção, projeção etc…  -, desinibição, concentração e memória. Há muitos anos Zé Adão argumenta que os atores trabalham com 99,9% de persuasão, o que explica o lado lúdico e catártico de seu ofício. Utilizando-se das técnicas formais da atuação, ele cria um programa de treinamento em que esta persuasão é investigada e exercitada de diversos ângulos: a performance pessoal e interpessoal, a criatividade pura e aplicada, bem como habilidades de comunicação e expressão controlando a inibição e resgatando a espontaneidade e a criatividade.

Direcionado a não atores; empresários, professores, área de vendas, e afins; ou todo aquele que queira exercitar seu potencial expressivo e comunicativo. Como o ano é também eleitoral é bom lembrar que os ensinamentos podem ser úteis para candidatos a cargos eletivos. Zé Adão não revela quem, mas se sabe que vários políticos já realizaram o curso melhorando a performance pessoal e interpessoal em ações praticas como: narrar, ensinar, argumentar, se expressar melhor corporalmente etc… O curso nasceu na USEN – Universidade do SEBRAE – tornando-se um dos módulos mais procurados na Casa de Teatro de Porto Alegre. O objetivo é promover a espontaneidade, comunicação, expressividade corporal e vocal.  Para isso, o ator e diretor trabalha a desinibição e o relaxamento a partir de jogos e exercícios teatrais, desenvolvendo assim a performance pessoal e interpessoal. Dinâmicas de ações como: narrar, ensinar, vender, argumentar, utilizando técnicas de persuasão.

Zé Adão Barbosa. foto: Arquivo pessoal

Zé Adão Barbosa é um dos grandes atores e diretores do Brasil. No  teatro foi o Charles Bukowski de “Memory Motel”, O Treplev da “Gaivota” de Tchekov, o Jerry do “Zoológico” de Albee, o professor da “Lição” de Ionesco, o Diabo da “História do Soldado” de Stravinski, Lukas Shuster no recente “Heldenplatz” de Thomas Bernhard, Hamm do Fim de Jogo de Samuel Beckett, Fernando Pessoa em “Coração Randevu”, o palhaço Pepino em “pequeno Trabalho para Velhos Palhaços” de Matei Visniec, entre outros.

– Em teatro, recebeu por três vezes o prêmio Açorianos de Melhor Ator, em 1988 e 1997 e 2008. Em 2008 recebeu o prêmio Braskem de melhor ator por “Fim de Jogo”. Em 2009 recebeu o prêmio Braskem de melhor diretor por “A Arca de Noé” de Vinícius de Morais.

Em cinema foi o cabo/cowboy do “Dia em Que Dorival Encarou a Guarda” de Jorge Furtado e José Pedro Goulart, Mutuca, o Caminhoneiro da “Estrada” de Jorge Furtado, o Groucho Marx do “Mentiroso” de Werner Shünemann, o Cabo Bento da “Noite de São João” de Sérgio Silva, “Neto e o Domador de Cavalos” de Tabajara Ruas, o padre Lara em O Tempo e o Vento de Jayme Monjardim, O Pila Pai em “Mercado de Notícias” de Jorge Furtado e A Hiena do Cati em Senhores da Guerra de Tabajara Ruas.

Em televisão teve participações em documentários, minisséries como “O Alienista”, “Luna Caliente”, “Programa de Índio” de Jorge Furtado para a rede Globo de Televisão e na novela “Laços de Família”, além de outros trabalhos para diversas emissoras.

Dirigiu diversos trabalhos em teatro como “O Despertar da Primavera” de Frank Wedekind, Romeu e Julieta de William Shakespeare, “O Sortilégio da Mariposa” de Garcia Lorca, “O Mambembe” de Artur de Azevedo, “A Gaivota” de Anton Tchekov, “A Ópera dos Três Vinténs” de Brecht-Weill, “Godspell” de Stephen Schwartz e John-Michael Tebelak, “Dona Flor e Seus Dois Maridos” de Jorge Amado, entre outros.

O  curso Comunicação, Expressão e Criatividade; já foi ministrado para clientes como:  Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Caxias do Sul,  Sistema Fiergs/Ciergs, Federasul, Tramontina, Unimed, RBS TV, Santa Casa de Porto Alegre, Hospital Mãe de Deus, Jimo, Lojas Colombo, Shopping Iguatemi…

 

Serviço:

*AULAS ONLINE*

Datas: 28/07 a 15/09 de 2020

Horário: Terças-feiras das 20:30 às 22:30h

Público: Livre

Requisitos: Necessário ter acesso à internet

Clique aqui para mais informações e inscrições.