Porto Alegre, sexta, 20 de setembro de 2024
img

Embaixador dos EUA alerta que se Brasil 'não banir' a Huawei enfrentará 'consequências'; O Globo

Detalhes Notícia
Diplomata argumenta que escolha de fornecedor para tecnologia 5g é questão de 'segurança nacional dos Estados Unidos'. Embaixador dos EUA, Todd Crawford Chapman, diz que seleção de fornecedor 5G não é questão comercial Foto: Agência O Globo

 

 

O embaixador dos Estados Unidos, Todd Chapman, disse que “haverá consequências” para o Brasil caso o país permita que a gigante chinesa de tecnologia Huawei forneça equipamentos para a rede 5G, cujo leilão está previsto para 2021. Ele sugeriu que empresas americanas poderiam deixar o Brasil, por temer que seus segredos de propriedade intelectual não estejam protegidos.

Chapman disse que está em negociações intensas para fechar um acordo de facilitação de comércio com o Brasil, menosprezou os investimentos chineses no país e citou os anúncios feitos por companhias dos EUA nas últimas duas semanas, como a oferta da Digital Colony pela Oi.

No que alguns especialistas chamam de “nova guerra fria”, os EUA estão em uma ofensiva global contra o avanço da China, a segunda maior economia do mundo, em especial na área tecnológica. Depois de impor restrições à Huawei, como a proibição de compra de componentes fabricados por empresas americanas, os EUA pressionam seus aliados a impedir que a companhia entre em suas redes 5G.

Leia mais em O Globo