Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Antonio Britto defende que RS dê incentivos para o setor de tecnologia; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Antonio Britto Foto: Nelson Toledo

 

 

Duas décadas depois de atrair a gigante da indústria automobilística General Motors (GM) ao Rio Grande do Sul, o ex-governador Antonio Britto acredita que os incentivos fiscais devem se concentrar hoje na área da tecnologia e da sustentabilidade. Ele avalia que a política de incentivos deve ser revista constantemente. E, mesmo acompanhando de longe as notícias do Estado, pois reside atualmente em Miami (EUA), torce pelo sucesso de iniciativas como o Pacto Alegre, Tecnopuc, entre outros projetos que fomentam pesquisas tecnológicas nas universidades gaúchas. Assista à integra da entrevista em vídeo a seguir.

Provavelmente, Britto foi o governador que promoveu as políticas mais polêmicas no Rio Grande do Sul depois da redemocratização. Concessões de rodovias, renegociação da dívida pública, privatizações de estatais e diminuição da máquina pública são alguns exemplos de temas enfrentados na década de 1990 que continuam presentes na política gaúcha. Tanto que o governador Eduardo Leite (PSDB) – a quem Britto elogia pelo esforço para formar consensos – têm projetos nessas quatro áreas.
Britto acredita que o Rio Grande do Sul só vai superar seus problemas se construir consensos. Ele critica a “grenalização” da política gaúcha. E, antes que alguém o acuse de ter interesses políticos, avisa: “não tenho mais vida partidária nem eleitoral; infelizmente, não moro mais no Rio Grande do Sul. Mas isso me dá condições de dizer, com o tom de voz mais tranquilo possível, que o Estado precisa fazer reflexões que vão além do Grenal na política”.

Leia mais no Jornal do Comércio