O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu-se nesta segunda-feira, 3, com representantes de entidades empresariais para discutir as medidas de retomada das atividades econômicas na Capital. Desde o início da pandemia, em março, a prefeitura tem mantido diálogo com diversos setores da sociedade para apresentar a situação epidemiológica e as ações adotadas para conter a proliferação do novo coronavírus.
Marchezan explicou que há alguns dias a estrutura de saúde tem registrado uma leve estabilização na demanda por leitos de UTI, embora o percentual de ocupação ainda seja elevado. Na tarde desta segunda-feira, dos 812 leitos de UTI em operação em de Porto Alegre, 710 (89,3%) estavam ocupados, sendo que 359 (50%) são de pacientes confirmados (315) ou suspeitos (44) de Covid-19.
A proposta da prefeitura é definir um calendário para a retomada escalonada das atividades econômicas na cidade. “A liberação é por semana, de acordo com perigo de contágio, volume de circulação, semelhante com o que foi feito em abril, uma progressão semanal”, afirma Marchezan.
Para possibilitar que o plano de reabertura contemple os setores de maneira equilibrada e sem colocar em risco o sistema de saúde do município, os empresários decidiram se reunir de forma setorial e discutir as propostas apresentadas pelo prefeito.