Novas obras e conclusões em todo o RS compõem o resumo da audiência que o deputado estadual Tenente-Coronel Zucco manteve com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Eles foram colegas de turma na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).
O ministro reiterou que as obras de duplicação da BR-116 Guaíba/Pelotas deverá chegar a 115 quilômetros até o final do ano, podendo alcançar 140 km, em caso de suplementação de verba. Já a Ponte do Guaíba deve ser entregue em novembro. “O RS é prioridade do Governo Bolsonaro, prova disso é que já instemos R$ 400 milhões no Estado e não vai parar por aí”, afirmou Tarcísio Gomes de Freitas.
O planejamento de obras rodoviárias do ministério inclui, ainda, a conclusão do contorno de Pelotas e a travessia urbana de Santa Maria. No transporte ferroviário, será realizado o recondicionamento de toda a malha no Estado. Também está prevista a recuperação dos ramais de Cruz Alta e Uruguaiana, bom como a ligação com o Porto de Rio Grande. “Estas melhorias permitirão a ligação até Sumaré (SP), interligando o Estado com todo o Brasil”, explicou Tarcísio.
O ministro revelou que depois da dragagem do Porto de Rio Grande o Governo Federal prevê a realização da obra de acesso ao terminal de contêineres do complexo. Tarcisio Gomes de Freitas também assegurou o início das obras de uma nova ponte sobre o Rio dos Sinos, na BR-116, e a construção do aeroporto de Vila Oliva, em Caxias do Sul.