Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

França registra casos de Covid em alta, e premiê prorroga proibição de grandes eventos até outubro; RFI

Detalhes Notícia
O premiê francês Jean Castex pediu um esforço coletivo para impedir a retomada da propagação da Covid-19. AFP Photo/Bertrand Guay

 

 

A situação da epidemia do novo coronavírus na França está evoluindo “para o lado errado”, declarou nesta terça-feira (11) o primeiro-ministro, Jean Castex, em resposta ao aumento recente de novos casos de contaminação registrado no país. Ele alertou para o risco de uma retomada do surto que poderia se tornar incontrolável e anunciou novas medidas restritivas, como a prorrogação da proibição de eventos com mais de 5 mil pessoas até 30 de outubro.

Mais de 5 mil novos casos de Covid-19 foram registrados entre sexta-feira (7) e segunda-feira (10), de acordo com os dados compilados pelas autoridades francesas. “Se nós não reagirmos de forma coletiva, vamos nos expor a um risco elevado de uma retomada epidêmica difícil de controlar”, alertou o premiê durante a visita a um centro hospitalar no sul do país.

Segundo o chefe do governo, a volta do surto “colocará novamente em situação de tensão todo sistema de saúde francês, a economia, o sistema educativo e nossa vida coletiva e cultural”. Ele lembrou que o país já enfrentou uma situação similar durante o ápice da pandemia. “Todos se lembram e não queremos que essa situação se repita”, insistiu.

Para tentar conter essa possível evolução do surto, o governo pediu que as autoridades de cada região ampliem a obrigação do uso de máscaras em locais públicos abertos. O acessório de proteção já é obrigatório nos transportes públicos, nos lugares fechados e nas principais ruas de várias cidades, inclusive a capital Paris. Quem não respeita a medida está sujeito a uma muita de € 135 (mais de R$ 800).

“Também vamos intensificar as ações nas vinte maiores metrópoles do país, onde há uma concentração de grandes populações e grandes aglomerações de pessoas”, anunciou Castex. Além disso, ele confirmou que o governo vai prolongar até 30 de outubro a proibição de eventos que reúnam mais de 5 mil pessoas.

Leia mais na RFI