Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

STF suspende processo do CNMP que poderia afastar Deltan Dallagnol da força-tarefa da Lava-Jato; O Globo

Detalhes Notícia
Em sua decisão, o ministro Celso de Mello afirmou que o processo administrativo violou o direito à ampla defesa e que "não se pode silenciar o procurador que coordena a maior operação de combate à corrupção do país". O procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agencia Brasil

 

 

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na noite desta segunda-feira (17), a suspensão de dois processos administrativos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) contra o procurador Deltan Dallagnol — um deles, previsto para entrar em pauta nesta terça-feira (18), poderia afastá-lo da força-tarefa da Lava-Jato. O ministro determinou, ainda, a retirada de pauta do processo pelo CNMP até o julgamento definitivo pelo STF e afirmou que “não se pode silenciar” o procurador que coordena “a maior operação de combate à corrpução da história do país”.

Movido pela senadora Kátia Abreu (PP-TO), o processo que poderia afastar Dallagnol das investigações da Lava-Jato estava previsto para entrar na pauta do CNMP na sessão desta terça-feira (18). A senadora acusa o coordenador da força-tarefa da Lava-Jato de irregularidades na criação de uma fundação para gerir R$ 2,5 bilhões recuperados da Petrobras e na realização de palestras.

Leia mais em O Globo