Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
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RS: Laudo reconhece existência de comunidade tradicional e Comitê pede anulação de licença para projeto de mineração; Sul 21

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Foto: Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa.

 

 

O Comitê dos Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa encaminhou ao Ministério Público Federal um parecer sobre o laudo pericial antropológico requerido pela Procuradoria da República no município de Bagé (RS) para verificar se os pecuaristas familiares que vivem na área de influência do projeto de mineração Fosfato Três Estradas, da mineradora Águia, podem ser caracterizados como integrantes de uma comunidade tradicional. O Comitê de Povos e Comunidades Tradicionais do Pampa é composto por representantes de diferentes identidades e regiões do bioma, reunindo integrantes de comunidades quilombolas, pescadores artesanais, povo pomerano, povo cigano, povo de Terreiro e pecuaristas familiares.

O projeto Três Estradas, da empresa Águia Metais, associada à mineradora australiana Águia Resources Limited, prevê a extração de fosfato a céu aberto em Lavras do Sul, por meio de práticas de perfuração e detonação, que afetariam diretamente a vida e a produção dessas comunidades de pecuaristas familiares. Segundo a empresa, o projeto pretende “extrair, beneficiar e comercializar o minério de fosfato para produção de matéria prima para a indústria de fertilizantes e de corretivo agrícola”. O tempo previsto de vida útil da mina será de 15,5 anos, com possibilidade de ampliação para 22 anos. Após ser extraído na região, o fosfato concentrado será levado por caminhões até Rio Grande, onde será processado em uma planta industrial próxima ao porto. Segundo a empresa, o fosfato produzido abastecerá fundamentalmente o mercado local do sul do país.

O laudo, assinado por Elaine Teixeira de Amorim, analista do Ministério Público da União (MPU) e integrante da Assessoria Nacional de Perícia em Antropologia, avalia que os pecuaristas familiares da área de influência do projeto de mineração “apresentam características socioculturais condizentes com o conceito de povos e comunidades tradicionais”. Essas famílias, aponta o laudo, “constituem um grupo culturalmente diferenciado, ocupam e usam a terra e os recursos naturais como condição para sua reprodução cultural, social e econômica, e utilizam conhecimentos, inovações e práticas geradas e transmitidas pela tradição”.

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