Porto Alegre, terça, 30 de abril de 2024
img

A poucos dias da volta às aulas, governo francês se recusa a fornecer máscaras gratuitas nas escolas; RFI

Detalhes Notícia
Alunos voltam às aulas em 1° de setembro na França. AFP - THOMAS SAMSON

 

 

Continua a queda de braço entre os pais de alunos e o governo francês sobre a distribuição de máscaras nas escolas. Com a aproximação da volta às aulas, o primeiro-ministro Jean Castex reforçou a mensagem nesta quarta-feira (26): a França não fornecerá o material gratuitamente nos estabelecimentos de ensino.

Em entrevista à rádio France Inter, nesta manhã, o premiê foi taxativo e recusou, mais uma vez, a possibilidade de distribuir máscaras gratuitamente a todos os alunos. Segundo ele, as máscaras não são um material escolar e sim um equipamento de proteção.

“Sabemos que a França é a ilha da felicidade, mas nenhum país no mundo generalizou a gratuidade das máscaras”, declarou. O primeiro-ministro lembrou que o material já é gratuito em dois casos: “para todas as pessoas, qualquer que seja a idade, que têm a saúde frágil e para as pessoas em situação precária”.

Ao ser questionado sobre o polêmico assunto, o premiê pediu que os franceses tenham “um pouco de bom senso”. Segundo ele, caso o governo determinasse a gratuidade do material para todos, “isso significaria que pagaríamos máscaras a famílias que não precisam”.

Leia mais em RFI