Continua a queda de braço entre os pais de alunos e o governo francês sobre a distribuição de máscaras nas escolas. Com a aproximação da volta às aulas, o primeiro-ministro Jean Castex reforçou a mensagem nesta quarta-feira (26): a França não fornecerá o material gratuitamente nos estabelecimentos de ensino.
Em entrevista à rádio France Inter, nesta manhã, o premiê foi taxativo e recusou, mais uma vez, a possibilidade de distribuir máscaras gratuitamente a todos os alunos. Segundo ele, as máscaras não são um material escolar e sim um equipamento de proteção.
“Sabemos que a França é a ilha da felicidade, mas nenhum país no mundo generalizou a gratuidade das máscaras”, declarou. O primeiro-ministro lembrou que o material já é gratuito em dois casos: “para todas as pessoas, qualquer que seja a idade, que têm a saúde frágil e para as pessoas em situação precária”.
Ao ser questionado sobre o polêmico assunto, o premiê pediu que os franceses tenham “um pouco de bom senso”. Segundo ele, caso o governo determinasse a gratuidade do material para todos, “isso significaria que pagaríamos máscaras a famílias que não precisam”.
Leia mais em RFI