Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

CUT-RS lança campanha contra ‘tarifaço’ do governo Leite nesta 2ª; Sul 21

Detalhes Notícia
Campanha será lançada pela central nesta segunda | Foto: Reprodução

 

 

A Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS) lança nesta segunda-feira (31) uma campanha estadual contra a reforma tributária proposta pelo governador Eduardo Leite (PSDB) com o slogan “Ruim para quem produz, vende e consome”. O objetivo é esclarecer os trabalhadores sobre a proposta, que é criticada pela entidade por incidir especialmente sobre a cesta básica de alimentos.

“Queremos chamar a atenção de que, com o tarifaço, o governo Leite ‘quer passar a boiada’ na população gaúcha em meio à pandemia. É uma proposta que não corrige as injustiças históricas na cobrança de impostos, mas eleva as alíquotas de ICMS sobre o gás de cozinha e os alimentos, dentre outros produtos, fazendo com que aumente o custo de produção da agricultura familiar e os preços para os consumidores”, afirma o presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.

A proposta do governador visa, compensar as perdas de cerca de R$ 2,8 bilhões com o fim da vigência do aumento de ICMS promovido pelo governo Sartori e renovado no primeiro ano de governo Leite até o próximo dia 31 de dezembro. Segundo cálculos da bancada do PT na Assembleia, o impacto da proposta será de R$ 3,4 bilhões, representando um aumento de arrecadação.

Leia mais em Sul 21