Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
img

Homem é morto durante confronto entre manifestantes pró-Trump e antirracismo em Portland; O Globo

Detalhes Notícia
Polícia americana investiga se a morte está relacionada ao embate; vítima usava boné com símbolo de grupo da extrema direita. Policiais prestam atendimento à vítima Foto: Nathan Howard / AFP

 

 

Um homem foi morto a tiros, na noite de sábado, no centro de Portland, no estado americano do Oregon, próximo a um protesto antirracista. O episódio aconteceu enquanto uma grande carreata formada por apoiadores do presidente Donald Trump entrava em confronto com manifestantes do movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam). Segundo a polícia, entretanto, ainda não está claro se a morte está relacionada à confusão.

A onda de protestos e agora a morte deste sábado ocorrem num país extremamente polarizado enquanto caminha para as eleições de novembro. Trump, que fez da pregação de “lei e ordem” o mote de sua campanha à reeleição, acusa autoridades democratas de serem brandas demais com os protestos contra a brutalidade policial e o racismo que se alastram pelo país desde a morte de George Floyd — um homem negro desarmado morto por asfixia por um policial branco — em maio em Minneapolis.

“Os policiais de Portland ouviram sons de tiros entre a 3ª Avenida e a Rua Alder. Eles atenderam ao chamado e localizaram uma vítima com um ferimento a bala no peito. Um médico constatou que a vítima estava morta”, disse o Departamento de Polícia em um comunicado. “Essa violência é completamente inaceitável”, acrescentou mais tarde o Chuck Lovell, chefe de polícia.

Leia mais em O Globo