Porto Alegre, segunda, 16 de setembro de 2024
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Recursos para Centro de Eventos em Porto Alegre voltam para o governo federal; Jornal do Comércio

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Área de 3,5 hectares próxima ao estádio Beira-Rio foi reservada para o projeto MARCELO G. RIBEIRO/JC

 

 

A construção de um grande Centro de Eventos na capital gaúcha ficou mais distante. A obra, orçada em R$ 60 milhões com recursos do governo federal, corre o risco de não sair do papel porque o valor retornou para a verba extraorçamentária do Ministério do Turismo.

A informação partiu do presidente da Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA), Paulo Afonso Pereira, um dos defensores da iniciativa – conforme explicou ele, a prefeitura municipal, ao demorar em colocar a ideia em prática, acabou perdendo o acesso aos R$ 60 milhões.

“Eles (prefeitura) dormiram quatro anos em cima desse projeto”, disparou o dirigente. O presidente da ACPA, empossado para o seu terceiro mandato nessa terça-feira, afirma que seria possível ampliar o prazo para receber o dinheiro se houvesse algo concreto da iniciativa para apresentar ao governo federal. “Mas, não tinha nada”, lamenta. A instalação do empreendimento vem sendo debatida desde 2013 e, mais de uma vez, houve a postergação da liberação dos recursos.

De acordo com informações do site da prefeitura de Porto Alegre, o Centro de Eventos seria erguido em uma área de 3,7 hectares ao lado do estádio Beira-Rio. A proposta da administração municipal era que o complexo tivesse, em sua primeira fase, um salão principal, com capacidade para 3 mil pessoas, e salas para convenções e encontros corporativos para atender de 300 a 500 pessoas. Para uma segunda etapa, estava previsto um grande espaço de 15 mil metros quadrados para feiras e estacionamento no piso inferior.

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