Porto Alegre, quarta, 18 de setembro de 2024
img

Facebook bane páginas brasileiras do QAnon, movimento extremista apoiador de Bolsonaro; Extraclasse

Detalhes Notícia
Especialistas em disseminar teorias da conspiração, páginas do movimento QAnon, iniciado nos EUA e que faz parte da base de apoio de Trump e de Bolsonaro vêm sendo removidas das redes sociais. Foto: Tony Webster, https://flic.kr/p/2hQ17sg, CC BY 2.0, https://creativecommons.org/licenses/by/2.0/

 

 

Páginas que promoviam o movimento de extrema-direita QAnon no Brasil foram removidas do Facebook na última segunda-feira, 31. Ao todo, a plataforma cancelou o espaço de cinco páginas que, juntas, congregavam 572 mil seguidores ou membros no país.

O QAnon é originário dos Estados Unidos e se utiliza de teorias da conspiração para passar suas ideias e visões de mundo.

A versão brasileira do QAnon tem crescido e sido incentivada em fóruns de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. Entre as teorias de conspiração e boatos fomentados pelos ativistas está a que buscava vincular a imagem de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) a “orgias com garotas” organizadas pelo médium João de Deus.

Entre as páginas brasileiras que promoviam fake news banidas pelo Facebook estão “Brasil o País Do Futuro”, “O Vetor Oculto” e “Q Anon Brasil”. Em comum, teorias da conspiração e suporte às políticas de Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Leia mais em EXTRACLASSE