As contratações da segunda fase do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), que oferece o juro mais baixo do mercado para capital de giro a micro e pequenas empresas (MPEs), começam nesta quinta-feira (3). No Rio Grande do Sul, pelo menos sete instituições financeiras confirmaram que vão operar na nova etapa.
A previsão que é trabalhada pelos bancos é que, nesta quinta-feira, o Fundo Garantidor de Operações (FGO), que cobre riscos dos empréstimos e é lastreado pelo Tesouro Nacional, deve estar disponível para as instituições habilitadas. O FGO terá R$ 12 bilhões, e a gestão é pelo Banco do Brasil (BB). O Banco do Brasil confirmou a largada das contratações.
O crédito extraordinário foi autorizado na última segunda-feira por medida Provisória (MP). Mas a segunda fase foi oficializada há 15 dias pelo palácio do Planalto.
O dinheiro é aguardado por milhares de empreendedores que até agora não conseguiram entrar na lista de atendidos. Bancos que já operam desde a primeira etapa do Pronampe tentarão dar conta de pedidos aprovados, mas que não foram contemplados devido ao esgotamento da reserva do FGO.
Leia mais no Jornal do Comércio