Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

Nova espécie de lagostim é encontrada em São Leopoldo; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Pesquisadores da Ufrgs encontraram animal em expedição; crustáceo recebeu o nome de 'macanudo' /FELIPE BEZERRA RIBEIRO/DIVULGAÇÃO/CIDADES

 

 

Uma nova espécie de lagostim foi descoberta na área de banhado do Parque Municipal Imperatriz Leopoldina em São Leopoldo, o Parastacus macanudo. A descrição da espécie foi publicado no mês julho deste ano na revista internacional Zoological Studies.

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Biologia Animal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Augusto Frederico Huber, e o seu orientador, Felipe Bezerra Ribeiro, fizeram a descoberta em uma expedição de campo realizada no mês de julho de 2018, com o objetivo de fazer o levantamento da diversidade de lagostins no parque. De acordo com Huber, o biólogo do Jardim Botânico do Parque Imperatriz na época, Julian Mauhs, informou previamente a existência de tocas dos crustáceos, evidentes pela presença de ornamentações externas, denominadas chaminés.

Para a escolha do nome da espécie, os pesquisadores usaram uma expressão típica do Rio Grande do Sul, sendo denominado como Parastacus macanudo. “Entre todos os termos que pesquisamos, ‘macanudo’ acabou sendo o que melhor se encaixava para esta espécie. A palavra se refere a algo grande, forte e admirável. Estas características fazem alusão a caracteres morfológicos da espécie”, explicou Huber.

Leia mais no Jornal do Comércio