Porto Alegre, quarta, 25 de setembro de 2024
img

'Líderes que pensam que mudanças climáticas são uma farsa travam avanços', diz Andrew Winston; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Para ele, crise com pandemia pode tornar menos assustador trabalho para conter mudanças climáticas. Andrew Winston, autor do livro Green Recovery. Foto: Ted.com

 

 

Há cerca de 20 anos, Andrew Winston trabalha ajudando grandes empresas a tornar seus negócios mais sustentáveis. Em meio à crise financeira de 2009, ele publicou o livro que trazia no nome o seu plano para a recuperação econômica: “Green Recovery” (Retomada Verde, em português). Na época, sua função era convencer empresas de que adotar uma agenda de sustentabilidade seria a saída para a crise e, em vez de representar um aumento de custos, seria economicamente benéfico. Agora, diz ele, parte dos desafios mudou.

Em entrevista ao Estadão, Winston afirma que empresas se comprometeram com a questão climática, mas ainda não em um ritmo suficiente. O maior obstáculo, afirma ele, é a mentalidade de curto prazo na gestão nas companhias.

O maior fator de desaceleração de compromissos ambientais são líderes que não estão comprometidos com o tema – ele cita especificamente Donald Trump e também Jair Bolsonaro. Sem as políticas ambientais estabelecidas, diz Winston, “fica mais difícil para as empresas fazerem o que pensam que precisam fazer” e se engajar na cobrança do governo sobre o tema. Do outro lado, consumidores e funcionários jovens têm pressionado as companhias a se comprometerem com o tema.

Leia mais em O Estado de São Paulo