Porto Alegre, quinta, 16 de maio de 2024
img

Coletes amarelos voltam à ruas da França neste sábado: autoridades se preparam para os protestos; RFI

Detalhes Notícia
Cartazes em francês "Medalhas do governo Macron: mentiras, incompetência, perigo de vida, cinismo, ditadura em movimento" durante um protesto no Porto Antigo de Marselha, no sul da França, sábado, 16 de maio de 2020. AP - Daniel Cole

 

 

Após uma pausa durante o verão, os “coletes amarelos” devem retornar às ruas da França neste sábado (12), com uma série de ações previstas pelo país. O movimento usou as redes sociais anunciar manifestações em Paris e em várias outras cidades francesas, enquanto as autoridades se preparam para evitar confusões e vandalismo.

Os encontros são anunciados em Marselha, Toulouse, Lyon, Lille, Nantes, Nice, Estrasburgo e na capital. Em Paris, eles devem acontecer na praça da Bolsa, naspPraças Wagram e Saint-Pierre e aos pés da basílica do Sagrado Coração, no bairro de Montmartre.

“Diante dos riscos de perturbações da ordem pública”, o chefe da polícia de Paris, Didier Lallement, proibiu “qualquer aglomeração de pessoas que afirmam fazer parte do movimento dos coletes amarelos” em vários setores da capital, incluindo o Champs-Elysées , a Assembleia Nacional e o Hôtel Matignon (sede do chefe do governo), já a partir das 18h, horário local, desta sexta-feira (11) e no sábado.

Entre 4.000 a 5.000 manifestantes são esperados em Paris, de acordo com fontes policiais, que evocaram a participação de pelo menos 1.000 pessoas “potencialmente violentas”.

Leia mais na RFI