Porto Alegre, sexta, 17 de maio de 2024
img

Fórum Regional da Asean pede moderação no Mar da China Meridional; NHK

Detalhes Notícia

 

 

Diplomatas de alto escalão participantes de uma conferência on-line sobre segurança na região Ásia—Pacífico ressaltaram a urgente necessidade de haver moderação no Mar da China Meridional. Há um crescente clima de tensão entre Washington e Pequim em torno das águas e ilhotas em disputa na região.

Presidida desta vez pelo Vietnã, a sessão anual do Fórum Regional da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) foi realizada sábado por videoconferência. Com 27 membros, o fórum é formado por países da Asean, assim como pelo Japão, os Estados Unidos e a China.

O comunicado de encerramento do Fórum Regional da Asean (ARF), divulgado domingo, faz referência ao Mar da China Meridional, onde Pequim leva adiante um processo de militarização por meio da criação de ilhas artificiais.

A reivindicação do governo chinês de soberania sobre a maior parte do Mar da China Meridional coincide com reivindicações territoriais mantidas por alguns países da Asean e Taiwan.

O comunicado diz: “Participantes manifestaram preocupação com aterramentos marítimos, atividades diversas e graves incidentes locais que corroem a confiança mútua, agravam o clima de tensão e podem solapar a paz, a segurança e a estabilidade na região.”

Leia mais em NHK