Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

Com Trump infectado e Biden em alta, debate entre vices ganha relevância inesperada na campanha americana; RFI

Detalhes Notícia
Mike Pence e Kamala Harris se enfrentam nesta quarta-feira no único debate dos candidatos a vice da campanha presidencial americana. AFP/File

 

 

O balanço da administração Trump na epidemia de coronavírus, que já deixou mais de 210.000 mortos nos Estados Unidos, será o principal tema do debate nesta quarta-feira (7) entre os candidatos a vice-presidente, Mike Pence e Kamala Harris. O vice republicano dirige o comitê de crise da Covid-19 no governo e pode surpreender nas respostas aos prováveis ataques da democrata, também experiente nesse tipo de exercício.

O duelo acontece na Universidade de Utah, em Salt Lake City, e será o único debate entre os vices nesta campanha presidencial. Os dois testaram negativo para o coronavírus. Mesmo assim, as medidas de segurança foram reforçadas. Kamala e Pence ficarão a uma distância de cerca de 4 metros um do outro. Haverá ainda uma barreira de plexiglas entre os adversários, depois que Trump foi infectado e a Casa Branca se revelou um grande foco de contaminação da doença.

O estilo de Pence, 61 anos, cristão fervoroso e de temperamento disciplinado, contrasta com a impetuosidade de Trump. Mas por trás dessa fachada aparentemente apagada, republicanos e democratas destacam as qualidades de orador aguerrido. Em 2016, durante o debate contra Tim Kaine, então candidato a vice na chapa de Hillary Clinton, Pence surpreendeu a plateia.

Advogado, ex-apresentador de rádio, ex-deputado e ex-governador do estado de Indiana, Pence toma decisões sobre a epidemia do coronavírus desde fevereiro, quando foi nomeado por Trump para esta função, sem entrar em choque com a estratégia do presidente, que é de minimizar a gravidade da infecção viral.

Leia mais em RFI