Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

MP suíço investiga banco privado de Genebra envolvido na Lava a Jato; Swiss Info

Detalhes Notícia
Uma mulher com um cartaz durante uma manifestação em São Paulo em apoio à Operação Java Lato, 6 de setembro de 2020. Keystone / Fernando Bizerra

 

 

O Ministério Público Federal abriu uma investigação criminal contra o Banque Cramer & Cie, sediado em Genebra, como parte de uma investigação mais ampla sobre corrupção na empresa petrolífera estatal brasileira Petrobrás e na construtora Odebrecht.

A Procuradoria Geral da Suíça (MPC) confirmou na quinta-feira que tinha cerca de 40 processos criminais pendentes no caso Petrobrás-Odebrecht, dos quais três são contra instituições financeiras na Suíça. O último é contra o Banque Cramer & Cie, disse à AFP na quinta-feira, confirmando uma reportagem anterior do site online Gotham City.

O inquérito foi aberto em 1º de julho com base em informações “resultantes de outros processos criminais”, no contexto deste vasto escândalo brasileiro.

O Ministério Público disse suspeitar de uma “falta de organização interna no banco que não teria permitido impedir a prática do delito de lavagem de dinheiro”.

O Banque Cramer se recusou a comentar.

Leia mais em Rádio Suiça Internacional