Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

RS: Tramontini investe no mercado de tratores de montanha

Detalhes Notícia
Marca italiana Antonio Carrarro se destaca com veículos para agricultura em locais de difícil acesso TRAMONTI/DIVULGAÇÃO/JC

De olho em um nicho de mercado bastante específico, os tratores para regiões montanhosas, a fabricante gaúcha Tramontini está investindo R$ 2 milhões em uma revenda da marca italiana Antonio Carraro no Estado – e avançando na nacionalização dos modelos. Um mercado literalmente com alto potencial no Rio Grande do Sul.

A primeira loja, que abre as portas nesta quinta-feira (15), em Bento Gonçalves, tem como carro-chefe os veículos italianos da fabricante, que antes passam por adaptações nacionais na fábrica de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. A parceria da gaúcha com a indústria italiana começou em 2016, avançou com a nacionalização de peças e com a revenda exclusiva, e dará novos passos com a produção local de itens de reposição.

Até 2018, conta o diretor-executivo da Tramontini, Ubirajara Choairi, a empresa ainda montava tratores com capacidade de até 80 cavalos a partir de componentes que comprava da China e nacionaliza com a marca Tramontini. Com o avança nas primeiras importações da Antonio Carraro e da parceira tecnológica com a italiana, a produção dos tratores com peças chinesas foi interrompida.

“Vimos que era difícil avançar rapidamente, com tecnologia própria, em um empresa de médio porte como é Tramontini, e buscamos parceiros para acelerar o processo. Fomos à Europa procurar fabricantes de alta tecnologia e em nichos pouco explorados por aqui, e encontramos a Antônio Carraro, em 2016. De lá pra cá a parceira cresce ano a ano”, comemora Choairi.

Leia mais no Jornal do Comércio