Porto Alegre, sábado, 28 de setembro de 2024
img

RS: ‘Educação é serviço essencial’, defende Leite sobre retorno da rede estadual às aulas presenciais; Sul 21

Detalhes Notícia
Governador detalhou plano de volta às aulas para a rede estadual | Foto: Reprodução/ Youtube

 

 

O governador Eduardo Leite, em live no início da tarde desta quarta-feira (14) com os secretários estaduais da Saúde, Anita Bergmann, e da Educação, Faisal Karam, detalhou como será o retorno às aulas presenciais para a rede estadual de educação. O plano do governo é que o Ensino Médio e Técnico retornem no dia 20 de outubro, seguidos pelos anos finais do Ensino Fundamental, no dia 28, e os anos iniciais, no dia 12 de novembro.

No início do pronunciamento, o governador destacou a diminuição da taxa de mortes por dia no Rio Grande do Sul, assim como o dado de que no momento 39,9% dos leitos em UTIs estão ocupados por pacientes com covid-19, enquanto em agosto a taxa chegou a mais de 50%. A secretária Arita também mencionou a redução do número de óbitos: “em agosto chegamos a ter 58 óbitos diários e hoje estamos com média de 30. Isso significa que menos pessoas estão perdendo a vida”.

O secretário da Educação ponderou que o governo não nega que é “um momento tenso”, mas garantiu que a administração “se preparou muito para esse momento, houve muitas reuniões, muitos encontros para definir de que forma vamos voltar, quais os cuidados, EPIs, materiais de higiene”. Segundo ele, foram quase cinco meses de diálogo com diversas entidades, dentre as quais incluiu a Federação das Associações de Municípios (Famurs), a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (SINEPE/RS) e o Ministério Público.

LEia mais em Sul 21