Autorizados recentemente pelo governo francês, os novos testes rápidos para a Covid-19 vêm sendo vendidos com sucesso nas farmácias de Paris, que monitoram de perto os estoques. A ideia é diminuir a ansiedade e o stress da população francesa recém-confinada, com testes rápidos que funcionam como os de gravidez: “uma barra, negativo; duas barras, positivo, o resultado é dado em 20 minutos”, explica a farmacêutica.
A dois passos da estação de Sant-Lazare, em um canto de sua vasta farmácia, Rose Piednoel realiza testes antigênicos de Covid-19 desde quarta-feira (28) em um galpão apertado, entre uma geladeira e uma pia.
Equipada da cabeça aos pés – blusa azul, óculos de proteção, máscara FFP2 e luvas de látex – a assistente de farmácia parece já estar acostumada a fazer os mesmos movimentos: enfiar o cotonete em cada narina, mergulhar em um reagente químico, colocar algumas gotas na bolha e esperar.
O teste antigênico detecta as proteínas que o vírus Sars-CoV-2 produz, chamadas de “antígenos”, e busca determinar se a pessoa está infectada com o vírus no momento do teste, e fornece resultados diferentes do PCR (coletado no nariz) e o sorológico (realizado através de exame de sangue). O resultado fica pronto em 20 minutos.
“Normalmente, uma consulta médica é obrigatória”, mas a farmácia em Paris também atende o posto de saúde instalado na calçada em frente, onde a fila, às vezes, fica mais longa. “Como eles têm atrasos maiores, eles encaminham alguns pacientes para nós”, acrescenta a farmacêutica.
Leia mais em RFI