Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Eleição nos EUA: esquerda brasileira vê fim de 'onda populista' em eventual derrota de Trump; bolsonaristas evitam tema; BBC

Detalhes Notícia
Para deputados que fazem oposição a Bolsonaro, uma vitória de Biden (esq.) contra Trump (dir.) pode forçar Bolsonaro a mudar sua política externa. CRÉDITO,GETTY IMAGES

 

 

Nos últimos dias, vários políticos brasileiros só têm pensado em uma eleição, e não é a disputa municipal de 15 de novembro.

O pleito que muita gente em Brasília não consegue tirar da cabeça é a escolha do próximo presidente dos Estados Unidos, marcada para esta terça-feira (03/11).

Representantes da oposição brasileira dizem que uma possível derrota do atual presidente americano, o republicano Donald Trump, significaria o fim da “onda populista” que varreu o mundo nos últimos anos. E que forçaria o Brasil a rever seu comportamento no plano externo.

Enquanto isso, políticos aliados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) evitam falar no assunto — e quando mencionam o tema em redes sociais, destacam acusações contra o candidato democrata, o ex-vice presidente Joe Biden.

Leia mais em BBC Brasil