Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Projeto abrigará três religiões sob o mesmo teto em Berlim; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Capital alemã dá início aos preparativos para a construção de um tempo multirreligioso que deverá unir cristãos, judeus e muçulmanos. Painel de informações no local de construção da House of One em Berlim

 

 

As escavadeiras devem entrar em operação em breve. Por mais de dez anos, a ideia de um templo multirreligioso para as três religiões monoteístas – Judaísmo, Cristianismo e Islamismo – foi planejada, discutida e anunciada em Berlim. Depois de alguns atrasos, mais recentemente devido à pandemia de covid-19, o projeto no coração da velha Berlim será enfim concretizado: em janeiro de 2021, será dado início a construção do templo, anunciou o diretor administrativo da House of One (Casa de Um Só), Roland Stolte.

O anúncio foi feito na primeira reunião de um conselho de curadores da fundação, que é chefiada pelo prefeito berlinense Michael Müller. Entre os 20 membros, estão representantes proeminentes das três religiões, além de representantes de destaque da paisagem cultural de Berlim, como o diretor geral do Fórum Humboldt, a diretora do Museu Judaico e o presidente da Fundação do Patrimônio Cultural da Prússia.

Para a capital alemã, onde não há pontos de contato entre religião e cultura, trata-se de algo notável. O prefeito de Berlim se mostrou “muito entusiasmado com a ideia” do projeto multirreligioso. “Onde senão aqui?”, disse Müller. Como elemento do encontro, a House of One representará um “grande enriquecimento” para a cidade, acrescentou.

Leia mais em Deutsche Welle