Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

Eleições 2020: Federação Israelita repudia comentário publicado nas redes sociais pela esposa de Sebastião Melo. Candidato à prefeitura diz que foi lapso e que não compartilha visão de vídeo que circula na Internet

Detalhes Notícia

 

A Federação Israelita do RS, lançou na noite passada uma Nota de Repúdio ao post publicado por Valéria Leopoldino, esposa do candidato a prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, nas redes sociais dela. Vários integrantes da Comunidade Judaica fizeram comentários sobre o assunto, na página da FIRS, no Facebook, o que obrigou um posicionamento da candidatura da Coligação Estamos Juntos Porto Alegre. Na resposta assinada por Sebastião Melo e Ricardo Gomes, a justificativa é que foi um “lapso” e que não concordam com o teor do vídeo publicado por Valéria. O post foi apagado da página de Valéria Leopoldino.

Leia abaixo as duas manifestações:

 

 

A Federação Israelita do Rio Grande do Sul, representante da comunidade judaica gaúcha, vem a público manifestar seu repúdio à postagem feita neste final de semana pela Sra. Valéria Leopoldino, esposa do candidato a Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, em sua página pessoal do Facebook.

Na postagem, a Sra. Valéria compara o atual Prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, ao ditador alemão Adolf Hitler, sugerindo, inclusive, que aquele seria um admirador deste. É lamentável ver que temas caros ao judaísmo e à humanidade em geral sejam banalizados e utilizados de forma leviana, ofendendo a memória das vítimas e dos sobreviventes do Holocausto.

Vivemos um momento difícil no nosso país e no mundo, onde o recrudescimento do preconceito racial e do antissemitismo são uma dura realidade, não apenas no campo das ideias, mas com exemplos concretos de violência contra judeus, negros e homossexuais. O uso banalizado do nazismo como metonímia do mal deve ser evitado e nos causa preocupação. A memória do Holocausto deve servir para fortalecer valores como tolerância, democracia e combate a discriminações.

Sebastian Watenberg Presidente da Federação Israelita do RS

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO À COMUNIDADE JUDAICA
Neste domingo, a esposa do candidato Sebastião Melo, Valéria Leopoldina, compartilhou, por um lapso, um vídeo que há muito tempo circula pela internet, que traz a fala do prefeito Marchezan criticando a democracia valendo-se da eleição de Adolf Hittler na Alemanha. Este não representa a visão da Campanha, tampouco dos candidatos Sebastião Melo e Ricardo Gomes.
Todos os totalitarismos, notadamente o Nazismo e o Comunismo, cometeram as maiores atrocidades contra a humanidade em geral e o judaísmo em particular. Nossa candidatura é defensora dos direitos humanos, dentre os quais a liberdade religiosa, e é profundamente enraizada nos valores judaico-cristãos.
Desde os primeiros dias da campanha, nos opusemos ao projeto comunista, e também ao do atual prefeito, que fechou os tempos religiosos em Porto Alegre, de forma autoritária, entre eles, as sinagogas.
Vale ainda recordar que o histórico do candidato Melo demonstra uma relação de respeito, admiração e proximidade com o judaísmo, como evidenciam as suas atitudes. Por exemplo, quando vice-prefeito apoiou a inclusão do ensino sobre o Holocausto nas escolas da rede municipal e o atual prefeito retirou a matéria do currículo.
A comunidade judaica de Porto Alegre tenha, de nossa Coligação, o mais profundo compromisso de respeito e valorização, em todas as dimensões (política, cultural e religiosa). Este compromisso não nos é imposto apenas pela condição de homens públicos, mas pela nossa consciência, nosso coração e nossa fé em Deus!
SEBASTIÃO MELO e RICARDO GOMES
Candidatos a prefeito e vice da Coligação Estamos Juntos Porto Alegre