Porto Alegre, segunda, 30 de setembro de 2024
img

OSPA Live presta homenagem a Beethoven com repertório de orquestra 

Detalhes Notícia
Apresentação contempla o ano comemorativo BEETHOVEN 250 da OSPA, com Abertura Coriolano e Concerto para Piano nº 3. Foto Maurício Paz

Ludwig van Beethoven (1770-1827) legou uma obra atemporal à música. O compositor, que nasceu há 250 anos, revolucionou o repertório de concerto, especialmente ao consolidar o período Clássico e abrir caminho ao Romantismo, processo retratado na composição das nove sinfonias. Neste sábado (14), às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) homenageia o músico alemão em uma apresentação especial, pela 29ª edição do OSPA Live. Sob regência do maestro Evandro Matté, os músicos sobem ao palco com Coriolan Overture, Op. 62 e Concerto para Piano nº 3, Op. 37. O solo fica por conta do pianista André Carrara. O espetáculo é transmitido ao vivo, pelo canal do YouTube da Orquestra e pela plataforma #CulturaemCasa, diretamente da Casa da OSPA.

Repertório


Apresentação da OSPA  Foto: Carol Chaves

Coriolan Overture, Op. 62 foi elaborada como introdução para a peça teatral do vienense Heinrich J. von Collin. A obra, estreada em 1802, retrata o herói romano Coriolano, que se fragmenta emocionalmente entre o impulso patriótico, a devoção à família e o orgulho próprio numa tragédia odisseica.

Estreada em 1803, com regência do próprio Beethoven, Concerto para Piano nº 3, Op. 37 tem como marca uma introdução imponente, influenciada por Mozart, que pode ser observada similarmente na Sonata Patética e na Quinta Sinfonia. A composição, como boa parte de seu gênero de concerto, reflete a discussão entre o singular (solista) e o plural (orquestra).

 

OSPA LIVE

Quando: 14 de novembro de 2020, às 17h

Onde: Ao vivo, pelo canal do YouTube da OSPA, e pela plataforma #CulturaEmCasa

Acesso em bit.ly/ospalive29

Programa:

Ludwig van Beethoven (1780-1827)
Coriolan Overture, Op. 62

Ludwig van Beethoven (1780-1827)
Concerto para Piano nº 3, Op. 37

I. Allegro con brio

II. Largo

III. Rondó – Allegro

 

Apresentação:

Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)

Evandro Matté (Maestro e Diretor Artístico)
André Carrara (solo/piano)