Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
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Governo quer usar dinheiro público para turbinar publicidade e 'construir narrativa' sobre Amazônia; O Globo

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Documentos do conselho para a Amazônia mostram que governo quer mudar "percepções críticas" sobre a política ambiental do país. Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal Foto: Romério Cunha/VPR Foto: Romério Cunha / Agência O Globo

 

 

Sob fortes críticas internacionais em relação à sua política ambiental, o governo brasileiro planeja turbinar campanhas publicitárias pagas com dinheiro público para “construir narrativa” sobre as ações da atual gestão em torno da Amazônia. A tática, já usada em 2019, está delineada em documentos produzidos pelo Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL) aos quais O GLOBO teve acesso. Uma das metas em estudo pelo conselho é aumentar em 70% as notícias positivas sobre prevenção e combate a crimes ambientais. O objetivo é reverter o que o governo classifica como “percepções críticas no Brasil e no exterior relativas à Amazônia”.

Os documentos mostram que os objetivos do governo são “desenvolver ações voltadas à projeção da imagem do Brasil no exterior em matéria de desenvolvimento sustentável da Amazônia” e “construir uma narrativa sobre a estratégia para a Amazônia Legal”.

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