O Rio Grande do Sul entra na 28ª semana de distanciamento controlado, a partir desta terça-feira (17), com sete regiões em bandeira vermelha, que indica risco alto de contaminação por Covid-19, e 14 áreas em bandeira laranja, de risco médio. O mapa definitivo do Estado foi divulgado pelo governo gaúcho na tarde desta segunda-feira (16), após validar quatro dos 12 pedidos de recursos de municípios e associações regionais, entre eles de Porto Alegre.
No mapa preliminar eram 11 as regiões com bandeira vermelha. Na análise do Palácio Piratini, foram negados os recursos das regiões de Novo Hamburgo, Santo Ângelo e Santa Rosa, que permanecem na bandeira vermelha, ao lado de Capão da Canoa, Canoas, Cruz Alta e Ijuí, que não entraram com recursos. Além de Porto Alegre, Passo Fundo, Guaíba e Caxias do Sul tiveram as bandeiras apresentadas no mapa preliminar reconsideradas, permanecendo sob classificação laranja.
Dessa forma, 25,8% da população (2.928.206 pessoas) gaúcha se encontra em regiões com bandeira vermelha, moradores de 135 municípios. Desses, 51 municípios podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.
Leia mais no Jornal do Comércio