Para celebrar os 35 anos de trabalho do Gad’, o fundador e diretor-presidente Luciano Deos trabalhou nos últimos dois anos na realização de um livro que mostrasse o compromisso da empresa com o mercado e com os futuros profissionais. Segundo Deos, ” – DESIGN TO BRANDING – Uma trajetória de 35 anos do Gad’ construindo marcas por meio do design – documenta nossa história em uma obra que perpassa as últimas décadas do design e das marcas no Brasil. Um legado por termos ajudado centenas de empresas a se transformarem, entregando melhores produtos, serviços e experiências aos colaboradores, aos consumidores e à sociedade.”
Dirigido e apresentado por Luciano Deos, CEO e fundador do GAD’, e um dos maiores designers e criadores de marcas do país, o livro descreve a caminhada da empresa por ele criada em 1984 em Porto Alegre, e que, ao lado dos sócios Leonardo Araújo, Valpirio Monteiro e Antônio Raupp, ganharia o país e o mundo a partir dos anos 2000, se tornando referência no setor, com um currículo de mais de 1000 marcas e cases criados, e mais de 300 prêmios nacionais e internacionais. No prefácio da obra o professor da UERJ, João de Souza Leite, Phd em História e Teoria do Design, discorre sobre as bases conceituais do design e do branding, e atesta que a história do GAD’ acaba por balizar a própria evolução das disciplinas no Brasil.
Deos diz que a obra acaba sendo um passeio por projetos que criaram valor, relevância e diferenciação em diversos casos, e que direcionam para um futuro em que empresas e negócios que pretendam ter sucesso e ser relevantes não poderão, definitivamente, prescindir do design e das marcas. “Mais do que uma iniciativa, esse livro é um sonho acalentado durante muito tempo, ao qual me dediquei pessoalmente nos últimos dois anos. Um registro sobre nossa história e uma reflexão sobre o futuro destas disciplinas. Por mais desafiador que seja este momento, fechar 2020 com esta publicação é realmente um momento de muita alegria e satisfação para nós.”
Luciano Deos é fundador, sócio e diretor-presidente do
Gad’, é responsável pela estratégia do negócio, relacionamento com clientes e mercado, gestão da área corporativa e liderança de projetos de branding. É membro do Conselho Consultivo da Abedesign – Associação Brasileira de Empresas de Design, professor de pós-graduação em Branding na FGV e fundador e Publisher da D2B – Design to Branding Magazine. Hoje ele é reconhecido como um dos principais nomes em branding do Brasil, tendo, ao longo de seus 30 anos de carreira, dirigido e liderado centenas de projetos para empresas como Gerdau, Claro, Petrobrás, Vivo, CPFL, Oi, Ipiranga, entre outros. Conquistou mais de 200 prêmios nacionais e internacionais, como o New York Festival, London International Awards, IF Design e Cannes Lions.
Para Deos, “Este é um livro de design e, ao mesmo tempo, um livro sobre marcas. Uma mostra de como o Gad’ olhou para esses temas ao longo das últimas décadas, mas também uma oportunidade para refletir sobre o futuro dessas disciplinas. Nas páginas seguintes, você verá 50 projetos que expressam a diversidade do Gad’.”
A obra reúne projetos de épocas diferentes, para empresas diferentes, dos mais diversos portes e setores. Projetos – ou melhor, cases – muito relevantes e diferenciados dentre os mais de mil que desenvolvemos durante esses anos e que refletem de maneira inequívoca tudo o que pensamos sobre design e marca. Cases que vão da marca à experiência, que traduzem o negócio, que têm força conceitual, qualidade estética, desenho atemporal, consistência técnica e viabilidade executiva e que, fundamentalmente, criaram valor, relevância e diferenciação para essas empresas.
Ficha-técnica livro:
Autor: GAD’ Branding & Design
Editora: DBA
Impressão: Pancrom
Idioma: Português/Inglês
País: Brasil
Dimensões: 28x28cm
Páginas: 200