Faltando quatro dias para o segundo turno das Eleições 2020, aumenta a tensão entre os candidatos na reta final da campanha em Porto Alegre. O deputado estadual e candidato a prefeito, Sebastião Melo(MDB) foi a Polícia Civil denunciar “crime eleitoral” em uma peça publicitária na propaganda de tevê da adversária, ex-parlamentar, Manuela D’Avila(PCdoB). O material foi veiculado terça-feira, 24. O emedebista acusa a ex-candidata a vice-presidente de tê-lo chamado de racista por insinuação.
Melo “comunica que, no dia, hora e local supracitados, assistiu a propaganda eleitoral da candidata a Capital, quando ela insinuou que o comunicante é racista. Nega tais insinuações, veementemente, e recebe a notícia e faz o presente registro com muita tristeza, uma vez que a campanha é um espaço para debates de melhorias da cidade e da vida das pessoas, e não um ‘vale tudo’ para ganhar as eleições”, diz o documento.
Manuela rebate, diz que Melo tenta criar um fato eleitoral. Na conta do Twitter a candidata do PCdoB escreveu: “Meu adversário tenta criar um fato eleitoral diante da incapacidade de dizer que discorda das declarações literais de seus aliados. Seria tão mais simples dizer: não concordo com Mourão e Valter. Mas não, ele age contra mim que denuncio declarações racistas”. Em outra postagem ela elevou o tom: “entraremos com ação de dano moral por injúria e difamação e também com denunciação caluniosa pelo Boletim de Ocorrência”.