Porto Alegre, terça, 01 de outubro de 2024
img

Agressão de produtor musical levanta debate sobre racismo velado da polícia na França; RFI

Detalhes Notícia
A questão do racismo dos policiais foi pouco abordada no caso da agressão do produtor musical (imagem de ilustração) REUTERS - GONZALO FUENTES

 

 

O presidente francês Emmanuel Macron se disse “consternado” com as cenas da agressão de um produtor musical negro, brutalmente espancado por um grupo de policiais. Além de levantar novamente o debate sobre a violência das forças de ordem no país, o episódio também traz à tona a questão do racismo velado entre os agentes.

O produtor musical Michel Zecler, 41 anos, foi espancado no sábado (21), após ter sido abordado pela polícia em um bairro nobre de Paris quando entrava em seu próprio estúdio. Segundo as forças de ordem, ele teria sido parado por que estava sem máscara de proteção e, ao reagir à abordagem, teria sido “imobilizado”. Zecler chegou a ser levado a uma delegacia, onde um inquérito por violência e rebelião contra os policiais foi aberto.

Porém, a cena foi filmada pelas câmeras de segurança do estúdio e as imagens mostram uma outra versão da história. No vídeo, é possível ver que os policiais entraram no estúdio de Zecler e começaram a espancá-lo sem que o produtor tenha reagido. Durante a ação, também pode-se ouvir os policiais proferindo vários insultos racistas contra o produtor.

Leia mais em RFI